sexta-feira, 22 de março de 2013

#3 - Rituais

(Atenção! As seguintes imagens não são da minha autoria. A plataforma de pesquisa foi o Google e deixo a fonte onde foi retirada)

Os rituais que me refiro são aquelas pequenas coisas que fazemos antes de um momento que sabemos que vai ser de stress e que precisamos de ter energia e pensamento positivo para enfrenta-lo.

Por exemplo hoje vou trabalhar de tarde numa unidade onde nunca fiquei sozinha. Primeiro levantei-me tarde porque não me apetecia enfrentar este dia...ERRO!! Não é por levantar mais tarde que vou deixar de ter que o enfrentar. Depois tudo o que fiz foi comer e sofá e falar ao telefone...não me apetecia fazer nada, aliás já me estava a queixar do estômago e a ter pensamentos negativos. Ok isto é estupido eu sei...mas ando mesmo stressada no meu novo trabalho porque é um sitio que psicológicamente é estoirante e tudo pode acontecer...e eu gosto de ter as coisas muito controladinhas mas eu sei que nem sempre as coisas são como nós queremos. O que me resta é enfrentar os desafios e pensar que vai correr tudo bem.

Pois então. Antes de cada momento que temos que enfrentar, acho importante ter "rituais" que nos façam sentir bem, que nos relaxem e nos façam sentir bem:


fonte
Todos já sabem que o pequeno almoço é a refeição mais importante do nosso dia. E eu ainda estou a aprender isso...apesar de ter noção ainda não inseri a fruta no pequeno almoço o que era muito importante. Mas o pequeno almoço tem de ser completo e demorado, sem pressas e sacrificios. Comam sem ter medos dos açucares e dos hidratos de carbono porque é o que vos vai dar energia durante o dia todo.


weheartit

Não é só o acto de tomar banho. Mas todo o processo desde o banho, tratamento ao corpo, rosto e cabelo. Melhor coisa não há, é como se fizéssemos uma higiene espiritual. Mimamo-nos e cuidamos do nosso corpo...só tenho pena de ter não ter banheira porque acho faria muitas vezes banhos de espumas com velas ambientar a coisa.





tumblr

Ver um filme ou uma série (se tiverem tempo). Aconselho algo leve tipo comédia. Eu agora não tenho tempo para ver filmes mas séries ando a tentar acompanhar algumas e uma delas é a The Big Bang Theory, por isso é que é esta imagem lol. Mas a mim relaxa-me e põem-me bem disposta.




Tumblr_m9jtgvdwzg1qmanz2o1_500_large

weheartit

Passear. Para mim é o melhor que há a fazer antes ou depois de um momento de stress ou tensão. Com musica nos ouvidos e andar andar e andar...adoro. Faça chuva ou sol (quer dizer...chuva não dá muito jeito mas ainda esta semana depois de um turno passeei por Lisboa com chuva e vento-.-). E mais uma vez apesar de não ter agora muito tempo e andar cansada é algo que voltar a fazer frequentemente  sozinha ou acompanhada...mas andar é sem duvida o ritual que me faz relaxar mais.






Esta é a mais complicada e que me esqueço de fazer. Pensar que vai correr tudo bem. Que a minha mente se invada de pensamentos positivos...normalmente tende sempre a pensar o pior e o treino é uma luta constante para mim. Mas quando noto que a minha mente se está a afundar tento logo pensar de outra maneira. Então quando vou enfrentar alguma situação tenho que manter esta frase na minha mente por mais irrealista possa ser.
Mas seja o que for...vai tudo correr bem.

1 comentário:

  1. Parece-me um belo ritual...tenho que por mais vezes em prática...mas eu sou perita em sofrer por antecipação ..beijinho

    ResponderEliminar