quinta-feira, 22 de maio de 2014

A moda dos livros de dietas

Se há coisa a proliferar na zona dos livros nos supermercados (e livrarias em geral), são livros de dietas ou de quem fez dieta e receitas apetitosas mas saudáveis. Principalmente com a chegada dos meses quentes é coisa para se vir a aumentar ainda mais. Nada de novo eu sei, sou eu que estou mais atenta a estas coisas e ando a ler mais sobre este assunto. Quer dizer, eu nunca li muito, nem ando a consumir livros de dietas como se não houvesse amanhã, mas realmente ando a ler mais sobre esse assunto.

Já li 3 livros que se relacionam sobre esses assuntos. Com dicas, regras, sugestões e receitas. Tudo muito bom, maravilhoso mas....nada que eu consiga seguir. E porque? Várias razões. Primeiro porque não gosto de rotinas e regras e para quem segue uma dieta é obrigado a ter rotinas bem cimentadas. Segundo todas as dietas "obrigam" a comprar alimentos difíceis de encontrar, isto é, não se encontram num super-mercado tipo Mini-Preço ou na  mercearia aqui do bairro. Terceiro, quando encontram os ditos alimentos maravilhosos para dieta, são caros...não me lixem....são caros (e eu até já tinha falado que os restaurantes ditos saudáveis são caros). Quarto, quando chegam ao peso que querem e supostamente estão na fase da manutenção e em principio já podem prevaricar mais na dieta....engordam.

Eu acredito que as receitas que nos ensinam a fazer seja o mais saudável e o melhor que há para perder peso, mas preciso de algo mais acessível. Para mim é impossível viver sem açúcar no organismo, cortar nos bolos sim, mas na fruta nem pensar. Cortar nos hidratos sim, mas elimina-los completamente não. Comer legumes sim, mas não comer sopa...não. Acho que, como em tudo nesta vida, tem que haver um equilibrio, e realmente eu comia muito mal, muitos doces e muitos fritos e muito pão e muito tempo a dormir e no sofá.

Já comecei a cortar no que me fazia mal (bolos, doces, fritos, gorduras, alguns hidratos à noite). O que me falta é não desistir e manter esta simples alimentação em que consumo fruta, sopa, verduras e àgua em barda. O que me falta também é actividade física que definitivamente só vai lá quando tiver coragem de gastar dinheiro num ginásio.

O meu maior problema é preguiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário