sexta-feira, 12 de abril de 2013

#5 - Actividade Fisica



O meu calcanhar de Aquiles. Vou falar de um assunto que está cientificamente provado que ajuda em muito na nossa "recuperação" mental. Todos nós já ouvimos falar dos benefícios para a saúde que a actividade física tem, e não só.

É aconselhado a muitas pessoas com doença psiquiátrica a prática regular de actividade física  nomeadamente pessoas com depressões. Eu sei disso eu própria já experimentei.

À cerca de um ano costumava frequentar aulas de aeróbica no meu antigo local de trabalho. Infelizmente comecei a faltar mais do que ia e acabei por desistir por diversas razões:
- poupar dinheiro;
- mudei de casa e não tinha carro e o horário das aulas acabavam tarde;
- estava a passar por uma má fase no meu trabalho e quanto mais longe dele melhor.

O que é certo é que gostava de ir às aulas e suava imenso e aliviava muito a minha tensão psicológica...descarregava lá quase tudo. Agora a questão é...porque que eu não volto à actividade física?

Porque arranjo mil e uma desculpas para adiar o inicio da actividade física!

É triste mas para mim tudo é desculpa:
- porque está a chover;
- porque não há dinheiro;
- porque fiz noite e tenho que dormir;
- porque hoje não é dia de lavar a cabeça (sim eu lavo dia sim dia não);
- porque estou com o período;
- porque tenho que ir trabalhar;
etc

É a minha vergonha. Não ter força de vontade para fazer exercício física...e sinto-me triste por isso, porque quando penso "é amanhã que começo", amanhã acontece alguma coisa e acabo não fazer nada-.-

Mas deixemo-nos de lamentações!! Há que tirar o rabo do sofá e mexer-me. Não sei como nem quando. Aliás amanhã! Amanhã não falha! Juro a mim mesma que a partir de amanhã vou começar (aos poucos) a minha integração à actividade física.

...hmm espera amanhã é sábado e trabalho de manhã...bom é melhor deixar as desculpas de lado e organizar-me...mas amanhã não falha!!!

pinterest

3 comentários:

  1. Eu faço uma caminhada todos os dias depois do jantar, faz muito bem e alivia muito o stress =)

    ResponderEliminar
  2. Estou contigo! Não me parece que vá começar já a fazer desporto ao ar livre...mas vou sacar uns vídeos com alguns exercícios localizados...para ver se isto fica tudo mais rijo...e se aos poucos lhe ganho o gosto :)

    ResponderEliminar
  3. Identifiquei-me tanto mas tanto com este post! Eu também arranjo sempre mil e uma desculpas para não fazer exercício apesar de me saber muito bem quando por fim gasto aquela energia (e calorias) extra. Uma desculpa que eu pensava que apenas eu usava é esta: "- porque hoje não é dia de lavar a cabeça (sim eu lavo dia sim dia não);" hahaha é um consolo saber que não sou a única :) *

    ResponderEliminar