sexta-feira, 24 de maio de 2013

World Press Photo



Hoje que foi dia de descanso para mim, e aproveitando a ida a Belém para levantar os dorsais da corrida de domingo, aproveitou-se e foi-se à exposição da World Press Photo que era ali mesmo à beira.
Confesso que foi a minha primeira vez (vergonha tendo em conta que sou uma grande admiradora de fotografia) e custou um bocadinho no inicio. E porque? Ora como já devem saber (e pela imagem vencedora dá nitidamente para ver), as fotos vencedoras e selecionados são na sua grande parte perturbadoras! Se vejamos...praticamente tudo em cenários de guerra. E aí realmente chego à conclusão que o que rende e vende é a desgraça e o sofrimento.

Infelizmente a maioria das fotos são tristes mas são a realidade. O que implica que a realidade e o nosso quotidiano é triste como é retratado?

Não é só nas fotos que reparei. Acho que desde sempre que existe media, o que vende é as guerras e as desgraças...e o constante esmiuçar do mesmo assunto (estava agora a lembrar da cena repetida até à exaustão da morte em direto do jogador do Benfica Fehér).

Mas conclusão. As fotos são de uma qualidade enorme e merecem o mérito pelo impacto e pelo realismo que transmitem.

1 comentário: